sábado, 4 de agosto de 2012
Olheiras: saiam daqui
Ah, as olheiras. Aquele sombreamento ao redor dos olhos é o terror das mulheres. A pele pode estar uma seda, mas por que as danadas estão sempre lá e mesmo depois de uma noite bem dormida?
A questão é que elas aparecem ( e existem) por fatores distintos. “Podem ocorrer pela associação de manchas escuras e da microdilatação de vasos sanguíneos na região”, explica a dermatologista Luciana Scatonne, de São Paulo. Ou por razões genéticas e anatômicas. “Algumas pessoas já nascem com a pele mais pigmentada ou têm os chamados “olhos fundos”, quando a área ocular é mais côncava”, diz.
O cansaço, o estresse e o acúmulo de bolsas de gordura abaixo dos olhos acentuam o problema, mas não são a sua causa principal. Os arcos escuros também costumam ficar mais evidentes com o passar da idade. “A pele fica mais fina e ‘transparente’ com o envelhecimento, assim os vasinhos sanguíneos ficam à mostra”, acrescenta Scattone.
Para prevenir
Pode investir no uso diário de filtro-solar com FPS de fator 15, no mínimo, ao redor dos olhos. “É uma região de fácil pigmentação, por isso a exposição solar agrava o problema”, explica Luciane. Use o mesmo protetor que costuma aplicar no rosto desde que seja “testado oftalmologicamente” para não agredir as pálpebras e os olhos. Algumas versões do produto, em forma de bastão, são específicas para a região.
Para tratar
Com laser
Nos consultórios médicos, o tratamento líder é a Luz Intensa Pulsada. “O laser destrói os vasinhos, atinge o pigmento e clareia as manchas”, explica Luciane. O número de sessões varia de acordo com cada caso, mas são indicadas em média três sessões. Ficar sem as indesejadas marcas, pesa no bolso. O custo gira em torno de R$ 400 a R$ 600 por sessão.
A técnica provoca um certo desconforto. Após o procedimento, o local fica dolorido até as duas primeiras horas e inchado durante dois dias. Mas os resultados valem pelo sacrifício. A melhora das olheiras é de 80% com o tratamento. O ideal é fazer uma manutenção a cada dez meses.
Com creminho
Outra opção de ataque é o tratamento com substâncias clareadoras específicas que melhoram a microcirculação local. Cremes à base de ácido kójico, ácido glicólico ou arbutim proporcionam a melhora de 50% das olheiras. “As fórmulas também podem levar substâncias como a hidroquinona e a vitamina K, mas elas costumam causar irritação na região”, diz Luciane.
Receitinhas caseirasPara aqueles dias em que o cansaço acentua as olheiras, uma compressa gelada com chá de camomila é a mais velha conhecida das mulheres. Mas sem ficar muito tempo sobre a pele, para não irritar. O Kyron Spa, de São Paulo, selecionou outras três receitinhas para aplacar as sombras do olhar.
Máscara natural de pepino
Ingredientes:
01 xícara de mel
01 pepino médio fatiado bem fininhas (gelado)
Limpe o rosto com água morna e seque com um lenço de papel. Aplique o mel pelo rosto e massageie por 15 minutos. Retire o mel com uma toalha úmida e morna e seque com lenço de papel. Coloque as finas fatias de pepino gelado no rosto (todo) e pescoço e deixe por 15 a 20 minutos. Esse tratamento dá a sensação de refrescância, enquanto firma a pele, descongestiona e repõe a hidratação natural.
Trouxinhas de batatas para a área do olhos
Ralar 1 batata orgânica crua e gelada e fazer 2 trouxinhas com guardanapo de tecidos.
Com a pele devidamente limpa, colocar uma trouxinha sobre cada olho por 15 minutos.
A batata é rica em vitaminas C e B-complexos e minerais, antioxidantes ótimos para a pele do rosto. A batata também ajuda no combate a irritações da pele.
Tônico de chá verde
100g de folha de chá verde
500ml de água em temperatura ambiente (previamente fervida)
Deixar as folhas descansando na água durante uma hora. Espremer bem as folhas e guardar a água em garrafa previamente esterilizada.
Com propriedades anti-sépticas, é ótimo para olhos cansados.
Disfarce com maquiagem
O grande aliado para camuflar e levantar a expressão é o corretivo. “O tom do produto deve ser o bege mais próximo da pele”, recomenda Wander Fernandes, maquiador da Dermage. Aplique o produto com leves batidinhas nas pálpebras e abaixo dos olhos..
Alguns cosméticos jogam contra elas. Fuja das sombras escuras que aprofundam ainda mais a região côncava do olho. Aposte nos tons claros, como pérola, rosados, terrosos naturais, que iluminam. Lápis preto na parte inferior dos olhos também dá um ar borrado e acende as olheiras.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário